O Observatório dos Seguros de Saúde divulga os resultados de um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos.
Este inquérito integra-se no plano de ação estabelecido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) com vista à melhoria da qualidade da regulação e supervisão do mercado de seguros de saúde, salvaguardando um posicionamento mais informado dos consumidores e os requisitos de transparência que são exigíveis num tipo de seguro com esta relevância económica e social.
Este projeto iniciou-se com um estudo detalhado junto das empresas de seguros a operar em Portugal sobre as práticas e os procedimentos adotados, seguida de inquéritos a consumidores, a profissionais de saúde e a profissionais de seguros, de reuniões com stakeholders (sob a forma de focus group) que representavam um conjunto muito alargado de interessados neste tema e, finalmente, de uma consulta pública alargada para recolha de contributos do mercado e para aferir a sua sensibilidade, face às questões que foram objeto dos trabalhos anteriores.
Seguiu-se a criação de um Portal dos Seguros de Saúde e de um Observatório dos Seguros de Saúde.
O questionário que deu origem ao relatório agora divulgado é composto por cerca de 65 questões que se distribuem por três temas principais: i) as práticas de consumo de seguros de saúde; ii) a acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde; e iii) a satisfação com os sistemas de financiamento (SNS e seguros de saúde).
Sintetizam-se de seguida algumas das conclusões que decorrem da análise das respostas ao questionário:
Sobre o Inquérito à População
No âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre a ASF e a NOVA, foi realizado no final de 2023 um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos, utilizando uma amostra constituída por 800 inquiridos, o que corresponde a uma margem de erro para a proporção de 3,5 pontos percentuais.
A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). A duração média de resposta ao questionário foi, aproximadamente, de 12 minutos.
Consulte o documento completo com os Resultados do Inquérito à População aqui.
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