Nova IMS portal Julho 17, 2024 (0) (1521)

Resultados do Inquérito à População

O Observatório dos Seguros de Saúde divulga os resultados de um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos.

Este inquérito integra-se no plano de ação estabelecido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) com vista à melhoria da qualidade da regulação e supervisão do mercado de seguros de saúde, salvaguardando um posicionamento mais informado dos consumidores e os requisitos de transparência que são exigíveis num tipo de seguro com esta relevância económica e social.

Este projeto iniciou-se com um estudo detalhado junto das empresas de seguros a operar em Portugal sobre as práticas e os procedimentos adotados, seguida de inquéritos a consumidores, a profissionais de saúde e a profissionais de seguros, de reuniões com stakeholders (sob a forma de focus group) que representavam um conjunto muito alargado de interessados neste tema e, finalmente, de uma consulta pública alargada para recolha de contributos do mercado e para aferir a sua sensibilidade, face às questões que foram objeto dos trabalhos anteriores.

Seguiu-se a criação de um Portal dos Seguros de Saúde e de um Observatório dos Seguros de Saúde.

O questionário que deu origem ao relatório agora divulgado é composto por cerca de 65 questões que se distribuem por três temas principais: i) as práticas de consumo de seguros de saúde; ii) a acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde; e iii) a satisfação com os sistemas de financiamento (SNS e seguros de saúde).

Sintetizam-se de seguida algumas das conclusões que decorrem da análise das respostas ao questionário:

  • Mais de metade dos inquiridos residentes em Portugal declara beneficiar de algum seguro de saúde (31%), subsistema complementar de saúde (18%) ou plano de saúde (11%).
  • Os inquiridos que declararam ter cobertura de seguro de saúde, quando comparados com a população em geral, são tendencialmente mais jovens e possuem níveis de ensino mais elevados. O rendimento mensal líquido do agregado familiar destes inquiridos é mais elevado face ao da população em geral.
  • A cobertura de seguro de saúde estende-se ao agregado familiar da maioria dos inquiridos (52%). É suportado pela entidade empregadora para 35% dos inquiridos e é pago pelo próprio ou por um membro do seu agregado familiar em 56% dos casos, sendo, neste caso, o valor médio mensal pago de cerca de 81 euros (incluindo o agregado familiar). Para 3% dos inquiridos, o seguro de saúde é suportado pela entidade empregadora de um membro do seu agregado familiar.
  • A dificuldade em aceder aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a razão primordial apontada por 30% dos inquiridos para a contratação de um seguro de saúde.
  • No que concerne à acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde, nos últimos 12 meses, 36% dos inquiridos refere ter recorrido exclusivamente ao SNS para uma consulta ou para realizar algum exame, enquanto 22% indicam ter optado exclusivamente pelo setor privado de saúde. Aproximadamente 25% indica ter recorrido, quer ao SNS, quer a serviços privados de saúde, e 16% menciona não ter recorrido a qualquer serviço de saúde nos últimos 12 meses.
  • A satisfação global com o seguro de saúde e a qualidade global do serviço prestado são avaliados, numa escala de 1 a 10, de forma positiva (8,1 pontos), tal como o nível de confiança nos seguros de saúde (8,0 pontos). Quem não tem seguro de saúde avalia em 5,9 pontos o nível de confiança que tem nos seguros de saúde, tendo em conta a sua perceção global acerca dos mesmos.

Sobre o Inquérito à População

No âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre a ASF e a NOVA, foi realizado no final de 2023 um inquérito à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos, utilizando uma amostra constituída por 800 inquiridos, o que corresponde a uma margem de erro para a proporção de 3,5 pontos percentuais.

A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). A duração média de resposta ao questionário foi, aproximadamente, de 12 minutos.

Consulte o documento completo com os Resultados do Inquérito à População aqui.

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