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Resultados do Inquérito à População – 2024

O Observatório dos Seguros de Saúde divulga os resultados do segundo inquérito à população portuguesa, que analisa o mercado e as práticas de consumo dos seguros de saúde em Portugal.

O segundo inquérito foi realizado em 2024 à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos.  Para o efeito, foi obtida uma amostra de 800 inquiridos. O questionário inclui, atualmente, 67 questões que se distribuem por três temas principais: i) as práticas de consumo de seguros de saúde; ii) a acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde; e iii) a satisfação com os sistemas de financiamento (SNS e seguros de saúde).

Sintetizam-se de seguida algumas das conclusões que decorrem da análise das respostas ao questionário para avaliar o ano de 2024:

  • Os indivíduos residentes em Portugal mantiveram no último ano práticas de consumo de saúde idênticas às identificadas em 2023. Mais de metade dos inquiridos (58%) declara beneficiar de algum seguro de saúde (32%), subsistema complementar de saúde (21%) ou plano de saúde (11%).
  • Em linha com o observado em 2023, os inquiridos que declararam estar cobertos por um seguro de saúde são tendencialmente mais jovens e possuem níveis de ensino mais elevados. O rendimento mensal líquido do agregado familiar destes inquiridos é também mais elevado face ao da população em geral.
  • A maioria dos inquiridos tem seguro de saúde contratado há menos de 5 anos, enquanto 27% revela beneficiar do atual seguro de saúde há pelo menos 10 anos.
  • A cobertura de seguro de saúde estende-se ao agregado familiar da maioria dos inquiridos (53%), sendo os custos suportados pelo próprio ou por membro do seu agregado familiar em 55% dos casos e pela entidade empregadora para 36% dos inquiridos. No primeiro caso, o valor médio mensal pago pelo próprio ou por membro do seu agregado familiar é de cerca de 92 euros (incluindo o agregado familiar). Globalmente, não se registaram variações significativas em 2024, face a 2023
  • A dificuldade em aceder aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a ser a principal razão apontada para a contratação de um seguro de saúde (34% dos inquiridos).
  • No que se refere à acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde, nos últimos 12 meses, 32% dos inquiridos refere ter recorrido exclusivamente ao SNS para uma consulta ou para realizar algum exame (36% em 2023), enquanto 18% indicam ter optado exclusivamente pelo setor privado de saúde (22% em 2023). Assinala-se um aumento significativo, de 10 pontos percentuais, no número de inquiridos que afirmam ter recorrido, quer ao SNS, quer a serviços privados de saúde (35% dos inquiridos). 14% menciona não ter recorrido a qualquer serviço de saúde nos últimos 12 meses.
  • A satisfação global com o seguro de saúde, a qualidade global do serviço prestado e o nível de confiança nos seguros de saúde continuam a ser avaliados pelos inquiridos de forma positiva (7,9 pontos em 10, nos três indicadores). O nível de confiança é mais baixo nos inquiridos que não beneficiam de um seguro de saúde (6,1 pontos em 10), mas também aqui em linha com os resultados de 2023.

 

Em 2024, os inquiridos foram questionados pela primeira vez sobre a utilização de serviços de telemedicina. Apenas 10% dos inquiridos referiram ter utilizado estes serviços nos últimos 12 meses. 

 

Sobre o Inquérito à População

O segundo inquérito à população foi realizado no final de 2024 à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos, utilizando uma amostra constituída por 800 inquiridos, o que corresponde a uma margem de erro para a proporção de 3,5 pontos percentuais.

A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). A duração média de resposta ao questionário foi, aproximadamente, de 12 minutos.

 

Sobre o Observatório dos Seguros de Saúde

A ASF e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) assinaram um Acordo de Cooperação com vista à criação de um Portal dos Seguros de Saúde, no âmbito do qual se inclui, para além de outros conteúdos especialmente dirigidos ao consumidor, o Observatório dos Seguros de Saúde em Portugal.

Este Observatório contém um conjunto de métricas e indicadores sobre a dimensão, estrutura, avaliação e desempenho do setor dos seguros de saúde, bem como outra informação importante, apresentada de uma forma sistemática, detalhada e apelativa, pretendendo-se que seja útil para um conjunto mais alargado de interessados em desenvolver de forma mais aprofundada as diversas matérias relacionadas com este tema.

A informação do Observatório é apresentada sob a forma de um dashboard, uma ferramenta de Data Analytics, suportada em Microsoft Power BI. Sem prejuízo de outras atualizações, sempre que considerado adequado, nomeadamente na sequência da publicação de estatísticas oficiais por entidades públicas, prevê-se que o Observatório seja atualizado em julho e em dezembro de cada ano.

Consulte os resultados do Inquérito à População aqui.

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