O Observatório dos Seguros de Saúde divulga os resultados do segundo inquérito à população portuguesa, que analisa o mercado e as práticas de consumo dos seguros de saúde em Portugal.
O segundo inquérito foi realizado em 2024 à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos. Para o efeito, foi obtida uma amostra de 800 inquiridos. O questionário inclui, atualmente, 67 questões que se distribuem por três temas principais: i) as práticas de consumo de seguros de saúde; ii) a acessibilidade a prestadores de cuidados de saúde; e iii) a satisfação com os sistemas de financiamento (SNS e seguros de saúde).
Sintetizam-se de seguida algumas das conclusões que decorrem da análise das respostas ao questionário para avaliar o ano de 2024:
Em 2024, os inquiridos foram questionados pela primeira vez sobre a utilização de serviços de telemedicina. Apenas 10% dos inquiridos referiram ter utilizado estes serviços nos últimos 12 meses.
Sobre o Inquérito à População
O segundo inquérito à população foi realizado no final de 2024 à população residente em Portugal com idade igual ou superior a 18 anos, utilizando uma amostra constituída por 800 inquiridos, o que corresponde a uma margem de erro para a proporção de 3,5 pontos percentuais.
A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). A duração média de resposta ao questionário foi, aproximadamente, de 12 minutos.
Sobre o Observatório dos Seguros de Saúde
A ASF e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) assinaram um Acordo de Cooperação com vista à criação de um Portal dos Seguros de Saúde, no âmbito do qual se inclui, para além de outros conteúdos especialmente dirigidos ao consumidor, o Observatório dos Seguros de Saúde em Portugal.
Este Observatório contém um conjunto de métricas e indicadores sobre a dimensão, estrutura, avaliação e desempenho do setor dos seguros de saúde, bem como outra informação importante, apresentada de uma forma sistemática, detalhada e apelativa, pretendendo-se que seja útil para um conjunto mais alargado de interessados em desenvolver de forma mais aprofundada as diversas matérias relacionadas com este tema.
A informação do Observatório é apresentada sob a forma de um dashboard, uma ferramenta de Data Analytics, suportada em Microsoft Power BI. Sem prejuízo de outras atualizações, sempre que considerado adequado, nomeadamente na sequência da publicação de estatísticas oficiais por entidades públicas, prevê-se que o Observatório seja atualizado em julho e em dezembro de cada ano.
Consulte os resultados do Inquérito à População aqui.
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